quinta-feira, 16 de maio de 2019

Ainda sobre as primeiras atividades da disciplina...


Não têm sido poucos e, ao mesmo tempo, variados , os temas com os quais temos nos debruçado na disciplina Arte e Representação sobre o Crime, o Controle e a Punição, a partir de peças artísticas escolhidas pelos integrantes do nosso grupo.

Outro dia, foi a música Tribunal de Rua, do Rappa, a trazer a reflexão sobre seletividade penal, etiquetamento, criminológico, atuação policial no controle punitivo etc.

Vale destacar o fragmento da música, que pode ser ouvida, integralmente, AQUI:

A viatura foi chegando devagar
E de repente, de repente resolveu me parar
Um dos caras saiu de lá de dentro
Já dizendo, ai compadre, cê perdeu
Se eu tiver que procurar cê ta fodido
Acho melhor cê i deixando esse flagrante comigo
No início eram três, depois vieram mais quatro
Agora eram sete os samurais da extorsão
Vasculhando meu carro, metendo a mão no meu bolso
Cheirando a minha mão

De geração em geração
Todos no bairro já conhecem essa lição



Essa é apenas uma das músicas que integram o trabalho intitulado Lado B e Lado A da banda que, através do Hip Hop, aborda temas muito caros à sociedade, dentre eles, a violência urbana.

Sugiro a leitura do trabalho de Maria Rita Arêdes da Silva, disponível AQUI.

Tattoo, filmes, documentários (Casa dos Mortos, Um sonho de liberdade), charges, pinturas, Djs, permitiram nosso diálogo até esse momento, passando por estigmatização, discriminação racial, imputabilidade penal, estado assassino, manicômios judiciários, seletividade racial, desigualdade etc.

A partir de agora, seguimos com a Arte, e sua relação com o crime, o controle e a punição: Grafite e Picho, arte ou crime?


DJ Renan da Penha
DJ Alok







Execução d Lady Jane Grey, Delaroche.

Tiradentes Esquartejado
Por Pedro Américo.

O Exame de uma Bruxa - Matteson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostra Cinema e Direitos Humanos -

Quinta-feira, dia 12, às 17 horas, no Porão da Faculdade,  integrando as atividades da disciplina, e no marco da 12ª Mostra Cinema e Direito...